segunda-feira, 11 de março de 2013

ESCOLA - A PARCERIA NECESSÁRIA


É tarefa e desafio da escola assumir efetivamente, em parceria com os pais (família em geral), a função de proporcionar aos alunos oportunidades de evoluir como seres humanos. Para isto, seu trabalho pedagógico e educacional é cuidar da sua formação, fazendo-os cumprir regras, impondo-lhes limites, e acima de tudo acreditando que os jovens têm capacidade de suportar frustrações. A escola realiza tais funções? Sabemos como é difícil e complicada essa tarefa. Os momentos de afetividade vividos na escola são fundamentais para a formação de personalidades sadias e capazes de aprender.
Algumas escolas preocupam-se apenas com a quantidade de informações que transmitem por meio de competição e do uso de modernas tecnologias, de forma meramente burocrática e mercadológica.
Afastam-se assim do “ser humano”, tratando os alunos apenas como números de registro. Com isso, apesar de dispor de um grande espaço onde os jovens passam metade do seu dia durante duzentos dias por ano, acabam por perder a oportunidade de ajudá-los a desenvolver a afetividade.
Cai-se freqüentemente num jogo de empurra-empurra: quando uma criança desobedece a uma regra da escola, em vez de os educadores aproveitarem imediatamente a oportunidade de viver o jogo da afetividade, chamam os pais e depositam neles a tarefa de impor os limites necessários. O perigo dessa postura consiste na perda da ESCOLA - A PARCEIRA
NECESSÁRIA.


A escola constitui instituição decisiva para a conquista de
habilidades sociais, emocionais e profissionais.
 


FONTE : http://www.facaparte.org.br/facaparte/biblioteca/EduccomAfetividade.pdf



3 comentários:

  1. Gostei muito. Um bom assunto para poder ser discutido.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente tema e parabéns pelo visual do blog muito bonito !!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lari Oliveira. Realmente, é um assunto interessantíssimo a ser discutido, vale apena conferir :) Obrigada pelos Parabéééns! Verdade Cleverton, Obrigada pelo seu cometário fico grata. :D

    ResponderExcluir